quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CAPACITAÇÃO DOS PALHAÇOS DIAS 09 E 10 DE AGOSTO


Leonardo Pacheco - Cr.º Pachequinho 220v

Os "médicos" da Ambulância da Alegria são especialistas em despertar sorrisos. O projeto funciona no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ALVORADA e é coordenado e supervisionado por profissionais da área de saúde, serviço social, psicologia, Terapia Ocupacional, educação e arte. Que buscam através das oficinas desenvolvidas transformarem os integrantes da Ambulância em agentes protagonizadores desta ação que tem o objetivo de contribuir na humanização do ambiente hospitalar propiciando momentos de descontração e alegria para os pacientes e acompanhantes nos leitos dos hospitais, promovendo a aproximação entre as pessoas.
Todas as semanas os “doutores” palhaços fazem as visitas nos hospitais da cidade, tendo como prioridade a intervenção na área da pediatria. Hoje o projeto faz parte da rede de palhaços dos Doutores da Alegria, grupo pioneiro no seguimento de renome internacional.

A Formação é um dos pilares da atuação dos palhaços de hospital que integram a Ambulância da Alegria. Desde o início do nosso trabalho, buscamos dar ênfase na formação contínua dos palhaços do nosso elenco com o objetivo de assegurar a qualidade do trabalho artístico levado para dentro dos hospitais, além do cuidado e do preparo necessários para a sua realização nesse ambiente.

Para nos ajudar a delinear o que pode ser caracterizado como a linguagem artística do palhaço, Leonardo Pacheco (coordenador do projeto Patrulha da Alegria e membro da rede de palhaços dos Doutores da Alegria – Belo Horizonte) estará em Ituiutaba dias 09 e 10 de agosto na sede da Ambulância da Alegria no CRAS Alvorada.

Na oportunidade será realizada a oficina para aprimoramento dos processos criativos dos palhaços de hospital da AMBULÂNCIA DA ALEGRIA, investigando o seu cotidiano e as questões éticas e estéticas que emergem de sua prática.

A oficina será ministrada apenas para os integrantes do projeto ambulância da alegria, uma vez que a mesma será realizada com base no trabalho que já desenvolvido pelos palhaços buscando o aprimoramento técnico dos mesmos.

Programação da Oficina:

1- O Palhaço, sua Habilidade e seu Desenvolvimento, possibilidades de aprofundamento da pesquisa do palhaço.
2- Jogos e brincadeiras, princípios de improvisação e trabalho coletivo para estimular a criatividade e a percepção de si e do outro, o resgate do olhar e da escuta, trabalho com base no apoio e confiança mútuos.
3- O nariz de palhaço; a máscara como função inspiradora.
4- Abordagens sobre a lógica incomum do palhaço, um ser único que, com sua liberdade de pensamento, se relaciona com a vida de forma singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário