quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FOI PURA PALHAÇADA!!!!



RELATÓRIO: OFICINA DE PALHAÇO - dias 9 e 10 de agosto de 2010

A oficina de Capacitação de Palhaços de Hospitais ministrada nos dias 9 e 10 de agosto do corrente ano no CRAS ALVORADA de Ituiutaba/MG teve um excelente aproveitamento. Os trezes alunos, entre convidados e integrantes da Ambulância da Alegria, tiveram a oportunidade de reciclar técnicas clownescas e informações visando habilidades e desenvolvimento do palhaço de hospital.
Inicialmente foi feito um trabalho coletivo com o intuito de estimular a criatividade e a percepção de si e do outro, com jogos e brincadeiras. Neste momento pude perceber que todos estavam empenhados e motivados, o que fez com que a oficina tivesse um bom rendimento, ou seja, o resgate do olhar e da escuta – estímulos primordiais do palhaço – foram desenvolvidos e aprimorados durante a manhã do primeiro dia. No decorrer da capacitação, à tarde, estudamos o espaço imaginário em seus diversos planos, com atividades individuais e coletivas. Mais uma vez obtive sucesso na oficina, sem pormenores, pois tive o apoio da excelente estrutura do CRAS Alvorada. Quanto aos alunos destaco a disciplina e concentração por parte de todos os envolvidos, e também a dedicação do coordenador artístico da Ambulância da Alegria, Gislei Gonçalves, que pontuava e registrava cada momento relevante.
No segundo dia, pela manhã, estudamos os princípios da improvisação, com exposições e treinamentos de técnicas de teatro, explorando o universo da dramatização, sempre voltados para o ambiente hospitalar – objeto de estudo. Isso foi possível graças ao apoio e confiança mútuos que os alunos conquistaram no decorrer da capacitação proposta. E, finalmente, abordamos a lógica incomum do palhaço, enriquecendo os treinandos com o repertório do palhaço, aprimorando suas qualidades técnicas, bem como desenvolvendo suas habilidades. Por isso, damos ênfase ao nariz do palhaço (sua máscara) como função inspiradora. Durante esse último momento, tivemos a visita da 1ª Dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Sônia Maria Clemente Correia do Carmo, que pôde acompanhar de perto o treinamento de todos os alunos.
Minha avaliação final, portanto, é muito satisfatória, pois apliquei nestas 16 horas de trabalho todo o meu planejamento, além de obter um feedback positivo por parte dos alunos e idealizadores da referida oficina.

Ituiutaba, 13 agosto de 2010.



LEONARDO MARQUES PACHECO
ARTISTA FORMADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário