quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Matéria Jornal do Pontal - 16/12

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

SAÚDE
Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu Café com Palhaços
16 de Dezembro de 2009


Dar risada faz bem à saúde. Quem afirma isto são os médicos que lidam diretamente com os pacientes acamados em hospitais, e este é o tema de uma série de pesquisas desenvolvidas por profissionais na área da Psicologia, que estudam o poder do bom humor em nossas vidas. Baseado nisso o Grupo Doutores da Alegria de renome nacional e internacional estende seu trabalho em todo país, entre eles estão profissionais filiados a ONG’S, que atuam em Ituiutaba.
Desde abril deste ano um grupo composto por oito atores voluntários, se uniu a um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e retomou o trabalho “Ambulância da Alegria” criado durante o primeiro mandato do prefeito, Públio Chaves.
Com visitas semanais a hospitais e a uma unidade de hemodiálise no município, os doutores da alegria prestam um trabalho voluntário, eles se preparam em reuniões semanais, por meio de grupos de estudo, com apoio de uma psicóloga e uma assistência social. Para estes profissionais o hospital é o palco e a alegria um dos remédios para os mais diferentes males. A princípio o foco da terapia são as crianças, mas se estende à adultos que recebem o tratamento de hemodiálise, os pontos fortes destas abordagens, são melhorar a autoestima dos pacientes, levar encorajamento para enfrentarem o tratamento da melhor forma possível.
Segundo o coordenador artístico da Ambulância da Alegria, Gislei Gonçalves, o trabalho feito especialmente junto às crianças é de passar que o ambiente de um hospital não é mais agradável, mas que se ali estão e porque não podem receber o tratamento em casa, e quanto mais ajudarem no trabalho dos médicos e enfermeiros mais rápido sairão retornarão pra casa. Um trabalho que vem apresentando ótimos resultados, e que atende os PSF’s por meio de uma parceria com o Programa Puericultura e na AVCCI Associação de Voluntários de Combate ao Câncer com trabalho intitulado “Palestras” onde mensagens de vida são repassadas às pessoas que estão em tratamento contra o câncer. O resultado deste trabalho foi apresentado nesta terça-feira, (15), no evento “Café com Palhaço”, que aconteceu na Água Viva Café, às 20 h


Confira a matéria na íntegra no site do Jornal:

http://www.jornaldopontal.com.br/index.php?ac=hist&mod=news

Nenhum comentário:

Postar um comentário