terça-feira, 9 de junho de 2009













Aula... Estudo... Ensaio... Improviso!



"Para o ator, doar-se é tudo. E para doar-se é preciso antespossuir-se."
Jacques Copeau




Antes do lançamento oficial das visitas da "Ambulância da Alegria" nos hospitais, os "médicos" fizeram uma capacitação com a equipe multidisciplinar do CRAS envolvendo profissionais das aréas de educação, serviço social, psicologia e arte.


Foi uma programação extensa de laboratórios de vídeo, leitura e estudo de artigos sobre a atividade, dinâmicas de grupo, preparação psicológica e oficinas de teatro em si.


Depois do lançamento oficial os "médicos" da ambulância reservam um dia da semana para estudo e atividades como palestras e as oficina de teatro com o Grupo de Teatro Improviso. Quando os "médicos" estão atuando nas visitas dos hospitais eles utilizam os recursos adquiridos nas atividades de estudo.

O eixo de trabalho da "Ambulância da Alegria" é o ator. Portanto, a questão dos ensaios do ator, tanto no seu aspecto artístico quanto no desenvolvimento de seu potencial como pessoa. Nossa pesquisa e nosso treinamento semanal nos levam à construção não só de uma metodologia para as visitas mas também de uma cosmovisão, artística, cultural e mesmo filosófica. O resultado desse trabalho (e da preocupação com a qualidade humana dos artistas) espelha-se nos na orientação da equipe multidisciplinar.Uma dimensão fundamental para nós é a reflexão sobre nosso ofício, sobre a função e a vocação do ator e do artista em geral, em especial os que se doam, colocando-se no lugar do outro.

2 comentários:

  1. Meus Queridos Doutores!!! Quero aqui parabenizá-los pelo brilhante trabalho e deixar um agradecimento pela apresentação realizada no Primeiro Encontro dos Servidores da Secretaria Social. Vocês levaram alegria para o evento e fizeram a diferença...Assim como estão levando alegria à muitas VIDAS!!! Grande Abraço!!!
    Lívia Rúbia

    ResponderExcluir
  2. Olá Doutores da Alegria...parabens pelo lindo trabalho que voces desenvolven na cidade de Ituiutaba. É bom saber que existem pessoas que desenvolvem esse tipo de trabalho. Espero que continuem levando alegria a quem precise. Gostaria de dar uma sugestao: que tal desenvolver em crianças e adolescentes esse mesmo interesse em despertar alegria nos outros. Formar multiplicadores jovens da alegria,para estarem atuando juntamente com vcs e em outros locais.

    ResponderExcluir